JOELHOS:
OS CUIDADOS QUEDEVEMOS TER
Responsáveis por carregar grande parte do peso do corpo, os joelhos têm a articulação mais complexa. Por isso, eles precisam de cuidados especiais para não apresentar problemas.
Exercícios mal-feitos na academia e algumas atividades diárias podem causar lesões e dores constantes. “Usar muito salto alto contribui para as dores nos joelhos. Por isso, as mulheres estão mais predispostas do que os homens a sofrer lesões”, explica o fisioterapeuta Edmílson Poloni.
As mulheres que usam salto, por exemplo, devem pisar encostando primeiro o calcanhar no solo para depois apoiar a planta do pé. Antes de praticar qualquer atividade física, é necessário fazer exercícios de alongamento. O uso de calçados corretos também colabora para que os joelhos não sofram abalos. “O tênis deve possuir um amortecimento adequado para estabilizar os movimentos, além de ser confortável”, indica o fisioterapeuta.
O sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, manter o corpo em forma e fazer exercícios de fortalecimento colaboram para que esse tipo de problema não ocorra. A pessoa que sente dores por mais de três dias, deve consultar um especialista. Assim, evitará que o problema se agrave.
Dicas para evitar lesões de joelho
- Alongamento - Antes e após o exercício físico ou esportes, é necessário para aquecer os músculos, melhora a circulação principalmente no frio.
- Mantenha o peso - o peso extra pode aumentar suas chances de desenvolver osteoartrite.
- Calçado - Use tênis e sapatos com palmilhas ortopédicas e adequados, principalmente com amortecimento para realização de exercícios.
- Bebida alcoólica - Pessoas que bebem uma média de mais de duas doses por dia possuem o risco maior de enfraquecimento dos ossos (osteoporose)
- Alternativas - Para quem já sofre de dores, exercícios repetitivos podem sobrecarregam os joelhos, uma das alternativas é a natação e hidroginástica.
- Alimentação - Consuma alimentos ricos em cálcio e vitamina D
Abaixo,um vídeo do youtube da Fundação Pró-rim sobre cuidados com o joelhos com o depoimento de um médico da área:
Fique atento, qualquer dor constante consulte um médico
Nenhum comentário:
Postar um comentário