25 de julho de 2011

TÊNIS:SAIBA TUDO DESSE SEU AMIGO DO PÉ!

TÊNIS: O MELHOR AMIGO DOS SEUS PÉS
Lesões musculares e nas articulações capazes de impedir a prática de atividade física podem ser evitadas com a escolha correta do calçado.
O tênis correto representa 90% da saúde de seus pés, músculos e articulações.

Muitas pessoas tem dificuldades na hora de comprar um tênis, seja para praticar esportes ou não.

O tênis incorreto provoca dores e manda por água abaixo todo o gás para o exercício. Em casos mais graves, esse desconforto pode impossibilitar atletas de praticar esportes ou até mesmo interromper suas atividades por tempo indeterminado.

Com tanta variedade, pode ser difícil escolher o modelo certo. Por isso, listamos alguns modelos de tênis ideal para cada esporte. 

Academia
 – Os mais indicados são os cross training em nylon e couro, como o Tênis Nike Impax D2 e com amortecimento e reforço nas áreas do tornozelo e laterais dos pés. Os tênis são mais robustos para serem usados nas mais diversas atividades dentro da academia. 

Vôlei – Tênis em nylon com reforços em couro como o Tênis Asics Gel Rocket. Sistema de amortecimento é importante para dar maior impulsão e amenizar impacto na descida das cortadas. 

Corrida
 – O tênis deve ser em nylon com grande ventilação, para não deixar os pés úmidos. Esse modelo é mais leve e deve ter bom sistema de amortecimento para absorver o impacto do pé no chão. O Tênis Reebok Saturn LM DMX Shear é uma ótima pedida.

Futebol
 – Os calçados para futebol dividem-se em três categorias: campo, society e salão. Feitos em couro sintético (os top de linha são em couro de canguru), devem ter sistema de amortecimento. As variações estão na sola. 

As chuteiras de futebol de campo têm travas mais altas para dar estabilidade no gramado, como a Chuteira Nike Park FG Campo ; as de society, Chuteira Mizuno MRL Club, com travas mais baixas, ideais para grama sintética ou areia; as de futsal, tipo a Chuteira da Diadora Avanti II ID que têm solado em látex para dar maior aderência ao piso. 

Basquete – O tênis deve ser em couro, ter cano alto para segurar a região dos tornozelos, evitando lesões, e amortecedor para absorver impacto dos pulos.

Em relação a modalidade de corrida, a recomendação é que não utilize o tênis que costuma correr, no dia a dia ou simplesmente numa caminhada, pois pode deformá-lo e consequentemente comprometer o sistema de absorção de impacto.

Seguem algumas dicas para você achar seu par (de tênis) perfeito:

- procure sempre uma loja especializada em esportes em geral ou corrida;
- bom sistema de amortecimento é mais que fundamental;
- desconfie de produtos muito baratos, não deve ter bom sistema de amortecimento;
- compre sempre um número a mais que está acostumado, isso evita que suas unhas fiquem pretas e consequentemente caiam;
- leve o mais confortável e não o mais bonito (com a quantidade de opções de hoje, dá para juntar os dois);
- procure sempre ter mais de um par, para revezar e com isso dê tempo do solado voltar a sua forma natural;
- a vida útil de um tênis gira em torno de 400km, a partir daí, o sistema de amortecimento começa a perder sua eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário